Idioma

AERAÇÃO POR CADEIAS FLUTUANTES

  • Descrição
  • Anexos
  • Videos

Descrição

O Sistema de aeraçao de cadeias flutuantes é um processo inovador de lodo ativado que usa a retenção prolongada de sólidos biológicos para criar um sistema biológico extremamente estável e de fácil operação.

Centenas de plantas em operação na América do Sul desde 2001.

As capacidades desta tecnologia singular vão muito além do tratamento de aeração prolongada comum. O processo maximiza a estabilidade do ambiente operacional e proporciona um tratamento altamente eficiente. O design garante a construção com o custo mais baixo e a simplicidade operacional.

O sistema flutuante utiliza uma idade de lodo mais longa que outros sistemas aeróbicos. A idade do lodo, também conhecida como TRS (tempo de retenção de sólidos) ou TMRC (tempo médio de retenção celular), define as características operacionais de qualquer sistema de tratamento biológico aeróbico. Uma idade de lodo mais longa diminui dramaticamente os níveis de DBO [Demanda Bioquímica de Oxigênio] e de amônia. O processo de longa idade de lodo produz níveis de DBO abaixo de 10 mg/l e nitrificação completa (abaixo de 1 mg/l de amônia) quando solicitado. Pequenas modificações no sistema aumentam suas capacidades de denitrificação (criando na mesma bacia de aeraçao, zona óticas e anóxicas com o uso de válvulas automáticas) e remoção de fósforo biológico.

Enquanto a maioria dos sistemas de aeração prolongada atinge sua capacidade máxima de mistura nas idades de lodo de aproximadamente 15-25 dias, esse sistema mistura de maneira eficiente e uniforme os volumes de aeração associados ao tratamento de 30-70 dias de idade de lodo.

A grande quantidade de biomassa trata cargas amplamente flutuantes com alterações operacionais muito pequenas. A extrema estabilidade do lodo permite que ele seja depositados em lagoas de sedimentação ou bacias de lodo não aeradas, com longos tempos de armazenamento, bem como leitos de secagem.

Tecnologia de aeração prolongada modificada

 Alta eficiência para transferência de oxigênio

 Excepcional mistura da biomassa através do movimento da cadeia de aeração controlada

 Construção e instalação simples

 

O controle e a operação do processo são semelhantes aos da aeração prolongada convencional. A KEVIVA oferece um sistema básico para controlar todo o processo como a aeração. Existem outros controles necessários para desnitrificação, remoção de fósforo, controle de oxigênio dissolvido e comunicações SCADA [Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados] disponíveis.

A capacidade de misturar grandes volumes em bacia usando um mínimo de energia é uma função das cadeias móveis de aeração e dos conjuntos de difusor de bolhas finas que fazem parte do equipamento. O movimento suave e controlado, para trás e para frente, das cadeias e difusores distribui a transferência de oxigênio e a energia de mistura de maneira uniforme pela área da bacia. Não é necessário mais nenhum fluxo de ar para manter o processo de mistura.

Sistemas estacionários de aeração de bolhas finas demandam 450 a 600m3/h de ar por 1000m3 de volume de bacia de aeração. O Sistema KEVIVA mantém a mistura necessária do lodo ativado e a suspensão dos sólidos com apenas 40% desta vazão. O processo de mistura de uma bacia requer tipicamente de 35 a 50% da demanda de energia projetada para o consumo de oxigênio para a remoção de carga biológica. O fornecimento de ar para a bacia pode ser drasticamente reduzido durante os períodos de baixa carga, sem que ocorra risco de anaerobiose.

Uma grande vantagem do sistema é o seu baixo custo de instalação. A maioria dos sistemas de lodo ativado, requerem bacias de concreto. O sistema flutuante KEVIVA pode ser instalado em bacias de terra, revestidas ou não. Os difusores de bolhas finas não são fixados no piso da bacia, dispensando os respectivos âncoramentos e nivelamentos. As únicas obras estruturais de concreto necessária são as construções simples do(s) clarificador(es) interno(s) e da sala dos sopradores / controle

O simples controle da distribuição de ar para as cadeias flutuantes cria ondas móveis com zonas óxicas e anóxicas dentro da bacia. Estas repetições contínuas de ciclo nos ambientes nitrificam e desnitrificam a água residual sem bombeamento de reciclo de lodo para camaras separadas e inclusão de bombas, misturadores e demais periféricos necessários. Este modo de operação utiliza apenas válvulas elétricas ON/OFF , que regulam a distribuição de ar.

A remoção do fósforo biológico também pode ser feita incorporando-se uma zona anaeróbia.

 

Benefícios:

-Fácil instalação, manutenção e serviço.

-Alta eficiência na aeraçao, baixo custo de energia.

-Mínima necessidade de atenção dos operadores.

-Nao necessita de digestão de lodo.

-Mínima geraçao de lodo e máxima estabilidade de processo.

-Alta eficiencia de mistura.

-Sem formação de aerossóis;

 

POR FAVOR ENTRE EM CONTATO CONOSCO PARA RECEBER AS ESPECIFICAÇÕES DISPONÍVEIS PARA SUA APLICAÇÃO

+ 1 801 766 0625
Head Office and Manufacturing Plant
3333 W 1500 N, Lehi UT 84043 – USA

+55 41 3019-3545
Branch office and Manufacturing Plant
Rua Augusto Zibarth 393
85560-360 Curitiba PR – Brasil